quinta-feira, novembro 03, 2011

Melhorando a usabilidade do Unity

O Unity ainda causa muita polêmica, mais com poucas configurações podemos dar um ar menos confuso ao lançamento da Canonical, tudo isso instalando dois programas (Avant Window Navigator & Centro de Configuração do Compiz) e fazendo poucas configurações. A ideia básica é ter os lançadores dos aplicativos preferidos separado do docky do Unity, inseri-los na parte inferior do desktop, acrescentando o Cairo menu, que trás o lançador clássico do gnome do qual todos estão acostumados. 

Instalando o CompizConfig Settings Manager
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Instalando o Avant Window Navigator
sudo apt-get install avant-window-navigator

Na imagem abaixo temos o desktop configurado. A ideia é ter algo limpo e de fácil utilização. 

Na imagem abaixo a disposição dos elementos e sua organização básica.
  

Na imagem abaixo vemos que ao maximizar um aplicativo o dock some automaticamente.

Na imagem podemos notar que todos os aplicativos abertos, que não estão no dock inferior abrem no dock no Unity, isso deixa o desktop limpo, e evita o efeito sonfonado, que tanto irrita os usuários. 

A configuração é simples apos instalar o compizconfig-settings-manager, vamos fixar o dock lateral do Unity, deixando sempre visível, pois é desconfortável acessar os aplicativos abertos com alt+tab ou esperando o dock do Unity aparecer depois de parar o mouse. Desse jeito os programas abertos ficam sempre acessíveis, sem necessidade de maior esforço para acessa-los.

Em seguida vamos  diminuir o tamanho dos ícones do dock do Unity para 32 ou 34, um tamanho agradável, que é confortável para ser visto e não ocupa tanto espaço. Na sequencia vamos desabilitar a visualização dos dispositivos montados no dock do Unity.Isso deixa o visual mais limpo e menos confuso.

Agora vamos configurar o Avant Windon Navigator, colocando os ícones do mesmo tamanho 32 ou 34 px, e escolhendo a opção de comportamento "ocultar inteligentemente". Não esqueça de marcar a opção carregar AWN automaticamente. 

A próxima etapa é configurar o gerenciador de tarefas, o mais importante é marcar "Exibir apenas lançadores", isso vai fazer com que seu dock inferior aparece apenas os atalhos dos programas favoritos, que não estão mais no dock lateral, desse modo
 


 Por ultimo vamos editar quais elementos vamos ter no Avant Window Navigator, que é o Cairo Menu Principal, o separador e por ultimo o lancador /Gerenciador de tarefas. É bom lembrar que vamos remover todos os itens pré existentes e inserir apenas os listados.

Depois basta personalizar seu dock inferior, arrastando os aplicativos diretamente do Dash do Unity ou do Cairo Menu. Não se esqueça de remover todos os outros aplicativos extras do Unity, pois a barra lateral será para os aplicativos abertos. 

Espero que a dica seja util. Abaixo podemos ver o comportamento final da dica.


2 comentários:

vinicius gomes disse...

OLÀ sou dono do site: http://tangerina0.blogspot.com/ e gostei muito do seu conteudo e queria saber se vç queria entrar para a minha equipe email para contato: vi.surf10@hotmail.com

Garrete disse...

Amigo, muito bom seu tema!!
Fiz as instalaçoes e as configurações. Porem queria deixar igual ao seu,entao falta o papel de parede, tema, icones, etc. Vc podia informar? Obrigado!