sábado, fevereiro 04, 2012

Conceito de Mockup para o Ubuntu 12.10


Todos já sabem que o Ubuntu não tem adotado as decisões mais esperadas por grande parte dos usuários, dos quais estão tendo dificuldades em se adaptar a novidades presentes em cada release. 

Essas alterações tem deixado o Ubuntu menos prático, mais redundante e pouco personalizável. E isso tem gerado discussões calorosas em blogs e fóruns por toda a internet, algumas com reações muito fortes.

Em vez de ficar de uma forma passiva reclamando, fiz o minimo que um simples usuário poderia fazer! Dar minha sugestão. E quem sabe "mesmo de forma utópica" algumas das minha sugestões sejam aceitas pelo time de desenvolvimento.

Fiz um vídeo, com um mockup dinâmico mostrando minhas ideias, das quais incluem a reformulação do home do dash, duas novas lentes, uma de "widgets + redes sociais" e outra de configuração do Unity. Além de uma sugestão de melhoria para a lente de musicas e Arquivos e Pastas.

Sobre o novo home do dash, dentro da minha visão o mais interessante é ter de forma pratica a opção de para acessar os aplicativos com poucos cliques, pois teremos as categorias de aplicativos de forma prática "como o velho menu do gnome2 fazia"

Abaixo temos um vídeo com um mockup interativo de minha ideias. O Ideal é ver em tela cheia o vídeo em HD. Para ver clique aqui.



Telas dos mockups:
Abaixo temos o novo home do Dash. Na minha opinião, pratico, intuitivo e personalizável.
 Acessar uma das categorias de aplicativos é mais simples, e necessita de menos cliques.

Uma nova roupagem para a lente de Pastas e Arquivos, onde o usuário tem logo de cara o acesso a sua pasta home, a suas pastas favoritadas e aos dispositivos do sistema.
Outra intervenção é a subdivisão dessa lente trazendo acesso aos seus documentos, downloads e arquivos recentes. Isso torna o acesso aos seus documentos recentes muito pratico. 
Na parte da pesquisa por arquivos, temos uma evolução na praticidade e nas opções disponíveis com um melhor layout.  
Outra lente que sofreu um melhoria é a de musica, onde temos a idealização de um coverflow possibilitando escolher o álbum de sua preferencia de forma prática, e também temos a possibilidade de controlar as musicas diretamente do dash.
Aqui temos outra lente, no caso uma sugestão. Nela temos a possibilidade de termos Widget numa lente do dash, dos quais poderiam interagir com as redes sociais. Acho bem legal essa opção, e seria um plus a mais para conquistar usuários vindo de outros sistemas operacionais.
Aqui temos na minha opinião o "Crème de la Crème", que é a bendita personalização do Unity acessível a todos, de forma pratica, simples e a um clique de distancia. Teríamos tres subdivisões que dá acesso a alterações básicas, avançadas e a efetiva personalização do home do dash. Dentre as opções de configuração as mais desejadas e negadas pela Canonical estaria disponível. Além de coisas básicas, teríamos opções de temas para o Dash,  temas para os ícones do Dash, entre outros.
Uma coisa que seria muito boa, é a possibilidade de se customizar o home do dash do nosso modo, pois cada usuário tem suas próprias necessidades. Isso seria muito importante para a popularização do Ubuntu. O que o Ubuntu precisa é de personalização, personalização, personalização e um pouco mais de personalização. 
Aqui temos a sugestão de uma das coisas mais obvias, que é a possibilidade de colocar sua barra o "dock" do Unity onde você bem entende, ou na direita, ou em cima ou em baixo. Isso é critério do usuário, fica a gosto do freguês.


Bom, abaixo temos o Design finalizado da minha ideias. Dessa forma termos uma noção melhor de como as coisas podem ficar se realmente forem colocadas em prática.

Home do dash
 Aplicativos acessados em suas devidas categorias.
A lente de Widget, coisa bem pop, que pode agradar a muitos. Se não gostar, basta desabilitar.
E por fim a lente de musica, essa seria uma boa alternativa e seria bem legal ter acesso a todos os suas musicas de forma pratica e rápida, sem burocracia.

Espero que tenham gostado, e caso tenha alguma sugestão é só postar.
Abraço a todos.